quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Viagem


Sonho de viagem para muitos, enfim estou em New York, mais precisamente no burburinho de Manhattan, na Broadway, e não poderia deixar de passar minha experiencia a quem me acompanha. Fui para uma Convenção de Mídia de dois dias, onde diversos palestrantes estiveram passando a experiência de cada player, lógico com a ótica do americano, mas gostei foi bem diferente da cosmopolita São Paulo Alias fui muito bem recebido em todos os lugares que estive.
Andei de Metrô, e imaginava uma estrutura moderna como estamos habituados a ver na capital paulista, na verdade me assustei quando desci pelas escadas antigas e tuneis sem qualquer ventilação forçada (leia-se ar condicionado), mas como experiência foi legal, afinal apenas podemos comentar ou colocar as nossas impressões a partir do momento que conhecemos pessoalmente o lugar e a experiência foi muito boa, pois para mim só via e buscava novidades, então prestava atenção em tudo e todos.
Brasileiras! Vocês ganharam! São lindas perto das enormes e sem graça americanas.
Mas o grande impacto foi a diversidade de raças que tive a oportunidade de ver, afinal é um enorme encontro mundial onde temos árabes, africanos, latino americanos e por ai vai. Os imigrantes acabam trabalhando nas ocupações que o americano não faz, ou seja motoristas de táxi, porteiros, garçons, e etc. Isso é um detalhe importante que fica bem explicito.
A cidade borbulha movimento 24hs sem parar, e funciona tudo, desde restaurantes, casas noturnas, os táxis em uma velocidade incrível, mas nota-se que o dinheiro circula de mão em mão, nas ruas não vi mendigos (pode ser o local que estava). Os fast foods existem em todos os lugares e as comidas são apimentadas, para sentar em um restaurante e pedir um prato através do cardápio gasta-se ao menos US$50 e tem mais um detalhe o valor de qualquer produto ou serviço não esta incluso os impostos, acho um ótimo diferencial pois assim você tem idéia de quanto esta pagando de impostos para o governo.
As acomodações no hotel foram muito boas, com uma cama enorme, muito confortável e atendimento excelente, apenas o café da manhã, que mais parece um almoço na churrascaria, afinal eles são tão “magrinhos”.
Tirando a canseira nos aeroportos, a viagem foi muito legal, se tiver a oportunidade de viajar, aproveite, lógico reserve um dinheiro, porque em toda esquina você é tentado a comprar alguma lembrança. Saudades de todos.

Stress


Ele ocupava um cargo importante em uma multinacional e acabou indo morar em uma cidade pequena que conheceu em uma viagem de poucos dias, acabou se identificando com o lugar e as pessoas humildes e ficou por lá....... Novela? Nem sempre! Com certeza já ouvimos alguma história parecida com esta, que alguém, seja homem ou mulher muda de hábitos radicalmente. Mas porque esta mudança?? Será que caiu a ficha de que existe algo maior do que viver nesta loucura do dia-a-dia e nem sequer viu seus filhos crescerem porque o trabalho ou as atividades sociais que seu trabalho lhe impõe são mais importantes? Ou a atitude foi tomada após algum acontecimento marcante? Fica a pergunta. O stress ronda o nosso dia, desde a hora que o despertador insiste em tocar, e num súbito você quase o joga pela janela, e caminha conosco pelo transito caótico que parece acelerar o relógio ainda mais quando você já esta atrasado para algum compromisso, os ponteiros parecem dois formula 1 em busca da pole position. Voltemos ao nosso fictício “Executivo” que fora buscar qualidade de vida distante de tudo e de todos, com o se estivesse cansado e desgastado do seu dia-a-dia e não encontrava mais desafios e vontade de continuar na sua rotina. Pois bem, o que podemos fazer para melhorar esta situação e não chegarmos ao extremo, podemos utilizar de inúmeras ferramentas para combater o stress, como interagir com pessoas diferentes do nosso convívio diário a fim de conhecer suas experiências, atividades físicas que auxiliam na eliminação de toxinas, passeios, viagens, leituras e etc. Ou seja para cada indivíduo teremos uma atividade salutar e prazerosa que irá auxiliar a minimizar a pressão do dia-a-dia

Relacionamento


Porque alguns relacionamentos que tivemos no decorrer da nossa vida nos marcam tanto e outros nem tanto, inconscientemente selecionamos a prioridade daquela pessoa. É como se estivéssemos em um novo emprego e logo de início você se identifica com um colega de trabalho seja ele homem ou mulher, empatia total seja na forma de se expressar ou encarar os problemas do dia-a-dia. Por mais que a outra pessoa possa ser diferente, tudo acontece naturalmente chega a ser estranho quando conhecemos uma pessoa e temos nítida impressão de que já a conhecíamos anteriormente, ou que já passamos por aquela situação. Poxa que casal bonito, eles têm uma identificação tão grande, parece que foram feitos um para o outro e prestando atenção em outro nos estranha por ainda estarem juntos afinal não param de brigar e discutir. Em um namoro que não deu certo, os místicos podem buscar explicações nos astros, ou talvez no historico de vida de cada um, mas a verdade é que cada pessoa tem seu ritmo e deve ser respeitado. Sem colocar como regra, mas em geral, os homens possuem mais amigos e os preserva durante anos, talvez pela ótica de que a mulher encara suas amigas. O aprendizado do relacionamento continua a cada dia, mas não podemos esquecer que algumas pessoas passaram por nossas vidas e nos deixaram muitas recordações e outras ficaram até um espaço de tempo maior mas simplesmente foram esquecidas com o tempo Afinal, "Ninguém muda ninguém, somos o que somos".

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Melhor Idade


O tempo passou, aliás voou, e com ele chegaram alguns infortúnios da idade como as limitações físicas, as perdas anatômicas, além das doenças que degradam ainda mais o físico Com as novas tecnologias no desenvolvimento de medicamentos, a população de idosos tende a aumentar em um ritmo maior, como se vem observando nos países desenvolvidos. Temos algumas definições pelo mundo para determinar quem é idoso, ou a partir de qual idade pode-se qualificar o indivíduo como idoso, acredito que estes critérios sirvam apenas para estatísticas pois na prática são apenas números de uma planilha. Nesta fase o médico (geriatra) costuma prevenir doenças e corrigir hábitos inadequados, tais como fumo, álcool, obesidade e etc. Mas a grande verdade é que com a diminuição de algumas funções o idoso fica mais vulnerável a contrair inúmeras doenças. E essas doenças maltratam e muito, tanto o paciente quanto os familiares que estão ao seu lado causando uma sensação de impotência, de não poder fazer nada por aquela pessoa que já te orientou e ajudou inúmeras vezes na sua trajetória. O auxilio seja de que forma foi, te fez hoje um adulto e com a única certeza amanhã um idoso. A sociedade precisa valorizar e respeitar quem tem experiência e conhecimento para nos ensinar, afinal é o nosso futuro. E eliminar o preconceito que temos pelos mais velhos.

Caos Urbano


Aqui em São Paulo já vivemos um “Caos Urbano” devido aos inúmeros problemas gerados pela concentração populacional, Na metrópole vivem nada menos que 18 milhões de pessoas, embora cubra apenas 0,5% de todo o território nacional. A região corresponde a 60% de toda produção industrial. Neste complexo metropolitano de um país emergente é comum encontrarmos em larga escala problemas sociais e urbanos, tais como favelas, criminalidade, falta de saneamento, e inúmeros outros problemas sociais. Tenho consciência de que resolver todos os problemas do dia para a noite chega a ser impossível, mas acredito que cada politico do poder executivo deve fazer a sua parte, elaborando e executando programas voltados para a área social de médio e longo prazo. Começando com o saneamento básico onde a rede de esgotos ainda não esta completa contaminando lençóis freáticos de água potável, passando pelo transporte de massa que a muito anos permanece com os mesmos problemas de outrora.
Na ultima semana a metrópole travou devido a quantidade de chuvas que estava prevista para 70% do mês e acabou desabando em um único dia.
Este blog seria pequeno para expor os problemas que temos e quais proposta poderiam ser aplicadas para solução deles, mas vou citar aqui uma brincadeira que fazemos entre os amigos quando estamos conversando sobre algum problema, que é mais ou menos assim: "se enxergamos tão facilmente os problemas e encontramos solução para todos, será que quem deve fazer isso não os vê??" Esta na hora, ou já passou da hora da sociedade ter maior consciência e cobrar de quem deve ser cobrado para utilizar os impostos com coerência em projetos sérios.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Futuro


Acredito que a grande maioria das pessoas já escutou inúmeras dicas seja no rádio, televisão, internet, jornal ou qualquer outra forma de interação, qual o melhor investimento, a melhor aplicação para o seu dinheiro, E nos boletins os economistas fazem projeções de ganho e estudam a fundo as carteiras de investimento. Acho tudo isso muito legal, afinal chega uma hora que o valor recebido não é o bastante para o sustento. Todo este início se traduz na seguinte indagação: Para que guardar, guardar? Aos críticos de plantão, tenham calma, tenho a consciência que economizar um dinheiro é salutar, afinal o dia de amanhã é incerto como dizia o poeta. Má será que a vida que vivemos hoje é somente guardar? Só se o seu caixão tiver gavetas, não sou hipócrita para não dar valor ao dinheiro, mas não vivo em função dele. Afinal porque não somos bombardeados com dicas de qualidade de vida? Não seria melhor se as dicas fossem como aproveitar melhor a sua vida, ou você já falou com o seu filho hoje, já pensou em preencher o seu dia com um trabalho voluntário, quantos amigos você tem................e por ai vai. Gente vamos trabalhar! Sim! Afinal é um grande prazer ter um trabalho, mas vamos também viver, curtir, amar, passear, conversar, aproveitar a vida porque a vida não espera os mesquinhos. Futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. (Wikipédia)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Reflexões


Estava em um aniversário de criança, e aconteceu daquelas coincidências que por mais que você marque com a pessoa é difícil, mas aconteceu encontrei um amigo que não via a um bom tempo, e nada melhor do que bebericar e conversar sem olhar para o relógio, relembrando bons momentos, e dando boas gargalhadas, mas nem tudo é alegria quando me veio a notícia da perda de um conhecido em comum. Pois bem começamos a conversar sobre como havia acontecido, pois ele vivia sozinho, mas tinha família, passava por dificuldades financeiras, mas já esteve de bem com o dinheiro, parece que vivia, mas tudo já havia acabado, faltava-lhe algo para se prender aqui, quantas contradições!? Aquela situação me fez interrogar sobre a vida, e como tudo se vai, acho que podemos nos comparar a uma roupa de grife, que quando adquirimos ocupava lugar de destaque no armário, sendo lavada com muito cuidado para não estragar, e passada com um pano sobre a mesma para proteção sendo utilizada somente em ocasiões especiais, mas com o passar dos anos, nossa, nem me lembro mais onde foi parar. Acredito que devemos viver e dar valor ao dia de hoje junto aos nossos familiares e amigos para que ao menos quando partimos, que a semente deixada por nós germine saudades.

 d evaneios ... As flores exalam perfumes únicos que se confundem com o daquela mulher, a  primavera chegou. Dizem que o acaso não existe, e...