Para quem gosta de pilotar, ou ainda de ler algo sobre,
segue algumas dicas.
Lembrando que o texto a seguir reporta-se a pilotagem de
kart, com tomada de curva, saída, aceleração e etc.
Boa leitura
Pegada no volante: Você deve pegar no volante na
posição equivalente a dos ponteiros de um relógio às 21:15 horas. Essa posição
lhe dará maior controle sobre o kart e melhora a aderência nas curvas em função
da transferência de peso para as rodas dianteiras.Nas retas relaxe as mãos e
respire fundo
Posição de Pilotagem: Quando estiver sentado no kart
tente manter a coluna reta e a cabeça erguida. Isso também ajuda na hora da
curva, transmitindo mais peso para frente e melhorando a aderência.
O seu corpo deve acompanhar a tendência da curva. É como nas
motos.
Posição do banco: A posição do banco é fundamental para o
equilíbrio do kart. Deve-se alcançar o volante com os braços fazendo um angulo
entre 90 e 100 graus. As pernas devem permanecer flexionadas mesmo quando o
piloto acelera ao máximo. Além da distribuição de peso, é importante o conforto
do piloto. O posicionamento do banco deve aliar o conforto com o equilíbrio.
Por isso, ele deve ficar o mais baixo possível para proporcionar um centro de
gravidade mais próximo ao solo, favorecendo maior estabilidade.
Afogador: Muitas vezes os kartódromos deixam o afogador do
kart pela metade, o que reduz o consumo e evita que os pilotos andem no limite
do kart. Os pilotos mais experientes, antes da corrida, colocam o afogador no
máximo do seu funcionamento fazendo com que aumente a combustão e o kart ande
muito mais rápido
É fato que a prática leva a perfeição, mas você chega mais
rápido a perfeição se você souber ou entender melhor através da teoria como a
dinâmica da coisa acontece.
Todos pensam que basta sentar no kart, acelerar fundo e
assim vão andar mais rápido que todo mundo. A verdade é que não é bem assim.
Acelerar na reta é fácil o problema é fazer as curvas.
De fato, o maior problema de quem está começando no kart são
as curvas. Não raras vezes eles vêem o mundo ao contrário. E porque isso
acontece? Normalmente porque entram na curva mais rápido do que deveriam,
muitas vezes por não terem uma referência para isso ou por não estarem
habituados em frear com o pé esquerdo.
A melhor forma para se conseguir andar mais rápido nas
curvas, é andar ao longo do traçado com o maior raio possível. Ou seja, você
deve transformar as curvas em retas o máximo possível.
Os 3 passos para se fazer as curvas
Os três passos são nesta ordem:
Ponto de Entrada: É o ponto onde você começa a virar o
volante para fazer a curva. Você deve abrir para aumentar o raio e ir fechando
para encontrar o Ápice ou Tangência que é, geralmente, a parte interna da
curva.
Ápice ou Tangência: é a menor distância entre dois pontos de
uma curva.Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja
aplicada da melhor maneira possível. No quadro acima, vamos considerar as
letras da seguinte forma:
Neste momento, você já deve estar na velocidade ideal para
entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os
freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso
do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras
percam a aderência ideal. Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de
maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo,
causando o que se conhece por derrapagem. O ideal é buscar o ponto de frenagem
ainda na reta, para buscar uma freada menos brusca e mais efetiva.
Saída de Curva: É a parte em que o kart volta a andar em
linha reta. Isso significa que o ponto de saída normalmente estará no lado mais
externo da pista. Isto ajuda aumentar o raio da curva, fazendo com que ela
fique "mais reta" do que se você ficasse mais para o meio.
Acelerar na curva?
Um assunto muito debatido entre os pilotos é sobre a
aceleração em curva, já que muitos, principalmente no kart indoor, não tiram o
pé do acelerador enquanto freiam deixando a rotação do motor alta na saída da
curva. Já foi provado que isso pode ganhar alguns décimos de segundo no início
da prova, porém com o desgaste da embreagem o kart perde rendimento muito
rapidamente e acaba valendo a pena. A melhor forma de fazer a curva é frear no
menor tempo possível, tirando o pé do acelerador, e voltar a aceleração
rapidamente.
Traçado na pista
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando
movimentos bruscos. Para isso é necessário memorizar bem o circuito. Durante as
curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa,
uniforme.
O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível,
reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim
aumentar-se à velocidade. O ponto de aceleração e de freada depende de cada
curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para
evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da
curva.
Traçado - pista seca
Se a pista estiver seca, o piloto deve buscar a borracha
--parte mais escura da pista-- onde os karts costumam andar. Você deve perceber
que quando chega uma curva, todos os pilotos posicionam-se no lado contrário da
curva, fazem a curva passando por cima da "zebra" e vão para o outro
lado da pista. Esse é o trajeto mais suave e que o piloto ganha mais tempo em
uma corrida.
Debaixo de Chuva
O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do
normal. A ideia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha
se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com
água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então se deve fazer um traçado no
qual se cruza a borracha. Quando você for andar durante chuva, você deve fazer
alguns ajustes em seu kart. Você deve: Afrouxar parafusos dos para-choques para
que o kart segure mais no chão ficando mais mole.
Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras
com peso extra), se possível. Proteger a entrada de ar para que não entre água
no carburador. Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de
combustível e permitir a queima na presença de água.
Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a
traseira também para segurar. Fazer trajetória de chuva sair do trilho de
borracha.
Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos de
o pneu trabalhar melhor. Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem,
inclusive se estiver andando com pneu slick (para pista seca).
Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter
melhor aproveitamento do motor, já que se vai andar em mais baixa velocidade.
Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.
Talvez você encontre problemas para ligar o kart, portanto
escolha uma vela mais quente (B9 ou B8)
Este post é dedicado aos Pilotos: Fernando Moreno e Marcelo Moreno
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