sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dicas de Pilotagem


Para quem gosta de pilotar, ou ainda de ler algo sobre, segue algumas dicas.
Lembrando que o texto a seguir reporta-se a pilotagem de kart, com tomada de curva, saída, aceleração e etc.
Boa leitura
Pegada no volante: Você deve pegar no volante na posição equivalente a dos ponteiros de um relógio às 21:15 horas. Essa posição lhe dará maior controle sobre o kart e melhora a aderência nas curvas em função da transferência de peso para as rodas dianteiras.Nas retas relaxe as mãos e respire fundo
Posição de Pilotagem: Quando estiver sentado no kart tente manter a coluna reta e a cabeça erguida. Isso também ajuda na hora da curva, transmitindo mais peso para frente e melhorando a aderência.
O seu corpo deve acompanhar a tendência da curva. É como nas motos.
Posição do banco: A posição do banco é fundamental para o equilíbrio do kart. Deve-se alcançar o volante com os braços fazendo um angulo entre 90 e 100 graus. As pernas devem permanecer flexionadas mesmo quando o piloto acelera ao máximo. Além da distribuição de peso, é importante o conforto do piloto. O posicionamento do banco deve aliar o conforto com o equilíbrio. Por isso, ele deve ficar o mais baixo possível para proporcionar um centro de gravidade mais próximo ao solo, favorecendo maior estabilidade.
Afogador: Muitas vezes os kartódromos deixam o afogador do kart pela metade, o que reduz o consumo e evita que os pilotos andem no limite do kart. Os pilotos mais experientes, antes da corrida, colocam o afogador no máximo do seu funcionamento fazendo com que aumente a combustão e o kart ande muito mais rápido
É fato que a prática leva a perfeição, mas você chega mais rápido a perfeição se você souber ou entender melhor através da teoria como a dinâmica da coisa acontece.
Todos pensam que basta sentar no kart, acelerar fundo e assim vão andar mais rápido que todo mundo. A verdade é que não é bem assim. Acelerar na reta é fácil o problema é fazer as curvas. 
De fato, o maior problema de quem está começando no kart são as curvas. Não raras vezes eles vêem o mundo ao contrário. E porque isso acontece? Normalmente porque entram na curva mais rápido do que deveriam, muitas vezes por não terem uma referência para isso ou por não estarem habituados em frear com o pé esquerdo.
A melhor forma para se conseguir andar mais rápido nas curvas, é andar ao longo do traçado com o maior raio possível. Ou seja, você deve transformar as curvas em retas o máximo possível.
Os 3 passos para se fazer as curvas
Os três passos são nesta ordem:

Ponto de Entrada: É o ponto onde você começa a virar o volante para fazer a curva. Você deve abrir para aumentar o raio e ir fechando para encontrar o Ápice ou Tangência que é, geralmente, a parte interna da curva.
Ápice ou Tangência: é a menor distância entre dois pontos de uma curva.Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível. No quadro acima, vamos considerar as letras da seguinte forma:
Neste momento, você já deve estar na velocidade ideal para entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal. Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. O ideal é buscar o ponto de frenagem ainda na reta, para buscar uma freada menos brusca e mais efetiva.
Saída de Curva: É a parte em que o kart volta a andar em linha reta. Isso significa que o ponto de saída normalmente estará no lado mais externo da pista. Isto ajuda aumentar o raio da curva, fazendo com que ela fique "mais reta" do que se você ficasse mais para o meio.
Acelerar na curva?
Um assunto muito debatido entre os pilotos é sobre a aceleração em curva, já que muitos, principalmente no kart indoor, não tiram o pé do acelerador enquanto freiam deixando a rotação do motor alta na saída da curva. Já foi provado que isso pode ganhar alguns décimos de segundo no início da prova, porém com o desgaste da embreagem o kart perde rendimento muito rapidamente e acaba valendo a pena. A melhor forma de fazer a curva é frear no menor tempo possível, tirando o pé do acelerador, e voltar a aceleração rapidamente.
Traçado na pista
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos. Para isso é necessário memorizar bem o circuito. Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.
O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se à velocidade. O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva. 
Traçado - pista seca
Se a pista estiver seca, o piloto deve buscar a borracha --parte mais escura da pista-- onde os karts costumam andar. Você deve perceber que quando chega uma curva, todos os pilotos posicionam-se no lado contrário da curva, fazem a curva passando por cima da "zebra" e vão para o outro lado da pista. Esse é o trajeto mais suave e que o piloto ganha mais tempo em uma corrida.
Debaixo de Chuva 
O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do normal. A ideia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então se deve fazer um traçado no qual se cruza a borracha. Quando você for andar durante chuva, você deve fazer alguns ajustes em seu kart. Você deve: Afrouxar parafusos dos para-choques para que o kart segure mais no chão ficando mais mole. 
Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras com peso extra), se possível. Proteger a entrada de ar para que não entre água no carburador. Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de combustível e permitir a queima na presença de água. 
Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a traseira também para segurar. Fazer trajetória de chuva sair do trilho de borracha.
Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos de o pneu trabalhar melhor. Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem, inclusive se estiver andando com pneu slick (para pista seca).
Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter melhor aproveitamento do motor, já que se vai andar em mais baixa velocidade. Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.
Talvez você encontre problemas para ligar o kart, portanto escolha uma vela mais quente (B9 ou B8)

Este post é dedicado aos Pilotos: Fernando Moreno e Marcelo Moreno



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