Nas sociedades indígenas é comum e um hábito salutar que as pessoas mais velhas passem o conhecimento para os mais jovens, sejam eles homens ou mulheres.
O conhecimento no caso dos indígenas é passado de geração em geração através de acompanhamento dos mais novos por uma pessoa mais velha, ensinando aos homens a arte de caçar, proteger a família, construir suas ocas e etc., por um outro lado as índias mais velhas também tem papel importantíssimo na formação das meninas e também dos meninos.
Nota-se que a educação e bons costumes é uma pratica milenar como já tomamos conhecimento em sociedades até bem mais antigas, como os chineses, romanos, e etc..
Mas vamos voltar ao século XXI e lembrarmos um pouco do nosso dia a dia (ops) onde a toda hora e momento as regras dos bons costumes e educação são simplesmente desconsiderados.
E bem verdade também que não conseguimos passar para outra pessoa o que não temos, ou seja, como uma pessoa vai passar educação, bons costumes, conhecimento para os seus filhos, se não tem nenhuma educação, não aprendeu o que são os bons costumes, e nem ao menos tem conhecimento de vida.
Lamentável...
Adultos, adolescentes, crianças sem o mínimo de postura, sem conhecimento de nada vezes nada, chegando a inúmeros absurdos que não vale a pena serem comentados.
Mas será que os filhos estão errados?
Ou são os Pais que não ensinaram os seus filhos porque não tinham nada de bom para passar para eles.
Poxa quer dizer que na sociedade atual conhecemos menos que os índios? Aqueles povos que são menosprezados e deixados a revelia da sociedade.
Pensando bem como um Pai ou uma Mãe vai ensinar o seu filho algum conteúdo de qualidade se não tem para si próprio.
Só lembrando um ditado popular “educação vem de casa”
Nenhum comentário:
Postar um comentário