Estive a trabalho nos USA e lógico que fui as compras, mas com um olhar bem mais crítico do que em outrora.
Pude observar que a grande maioria dos produtos a venda tem a sua fabricação nos países asiáticos, entendo que a economia americana por mais dificuldades que passe ainda movimenta muito dinheiro.
Mas fica a minha indagação, a população vai trabalhar com o que? ou aonde? Como o país pode gerar empregos se as fábricas se não foram embora estão indo?
O dia a dia é simples, sentimos quando a economia esta bem, é só o dinheiro trocar de mãos, e neste modelo falta um pedaço na cadeia de consumo.
A fábrica compra matéria prima de outras fábricas, para depois de manufaturar o produto vende-la para seus distribuidores e no fim o consumidor adquirir o produto final, mas quando você apenas compra produtos importados não se fabrica máquinas, não se desenvolve fábricas de matéria prima (ex. tecido) não se utiliza transporte para todo este processo, caminhões, bancos para financiar, operários, ou seja uma infinidade de atividades simplesmente acabaram ou deixaram de existir.
Os cidadãos normais estão ficando desempregados porque as únicas indústrias que restaram nos USA são de armamentos e automóveis o restante importa-se desde frutas, tênis, camisetas, e por ai vai, e tem mais os automóveis produzidos lá são voltados apenas para o mercado interno pois são enormes e desatualizados.
A China esta apenas colhendo os frutos que plantou a alguns anos, tem uma população gigantesca que necessita de atividade e se dispôs a produzir tudo, é lógico que não demora muito e eles terão ainda mais destaque mundialmente, o dinheiro movimentado pelas mercadorias ali produzidas é absurdo, eles vão abocanhar o mundo, com um preço extremamente competitivo, além de produtos de boa qualidade pois a fase de má qualidade já passou.
A impressão é que o nosso governo esta dormindo ou não enxerga o que acontece em outros países, precisamos agarrar as oportunidades, e este é o momento para lançarmos programas sérios de desenvolvimento.
Parece até que o assunto é velho, mas se não dermos atenção a educação não teremos condições de se desenvolver afinal o gargalo esta na população, necessitamos de escolas de qualidade de norte a sul deste país, onde produzimos muita coisa ainda.
Relembrando a história da humanidade temos ascensão e queda de inúmeros impérios sejam eles por diversos motivos, acredito que estamos vivendo hoje o início de uma nova era onde o poder da economia mundial esta trocando de mãos e lógico teremos a queda de um modelo que se tornou ultrapassado.
Acho que este assunto é muito rico e poderia na verdade se tornar sozinho um blog, mas acho que vou resumir a saída para os americanos:
Resta apenas uma saída para os USA, usar a força para garantir sobrevida para a sua economia, aliás, já vimos este filme algumas vezes.