quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Economia

Estive a trabalho nos USA e lógico que fui as compras, mas com um olhar bem mais crítico do que em outrora.
Pude observar que a grande maioria dos produtos a venda tem a sua fabricação nos países asiáticos, entendo que a economia americana por mais dificuldades que passe ainda movimenta muito dinheiro.
Mas fica a minha indagação, a população vai trabalhar com o que? ou aonde? Como o país pode gerar empregos se as fábricas se não foram embora estão indo?
O dia a dia é simples, sentimos quando a economia esta bem, é só o dinheiro trocar de mãos, e neste modelo falta um pedaço na cadeia de consumo.
A fábrica compra matéria prima de outras fábricas, para depois de manufaturar o produto vende-la para seus distribuidores e no fim o consumidor adquirir o produto final, mas quando você apenas compra produtos importados não se fabrica máquinas, não se desenvolve fábricas de matéria prima (ex. tecido) não se utiliza transporte para todo este processo, caminhões, bancos para financiar, operários, ou seja uma infinidade de atividades simplesmente acabaram ou deixaram de existir.
Os cidadãos normais estão ficando desempregados porque as únicas indústrias que restaram nos USA são de armamentos e automóveis o restante importa-se desde frutas, tênis, camisetas, e por ai vai, e tem mais os automóveis produzidos lá são voltados apenas para o mercado interno pois são enormes e desatualizados.
A China esta apenas colhendo os frutos que plantou a alguns anos, tem uma população gigantesca que necessita de atividade e se dispôs a produzir tudo, é lógico que não demora muito e eles terão ainda mais destaque mundialmente, o dinheiro movimentado pelas mercadorias ali produzidas é absurdo, eles vão abocanhar o mundo, com um preço extremamente competitivo, além de produtos de boa qualidade pois a fase de má qualidade já passou.
A impressão é que o nosso governo esta dormindo ou não enxerga o que acontece em outros países, precisamos agarrar as oportunidades, e este é o momento para lançarmos programas sérios de desenvolvimento.
Parece até que o assunto é velho, mas se não dermos atenção a educação não teremos condições de se desenvolver afinal o gargalo esta na população, necessitamos de escolas de qualidade de norte a sul deste país, onde produzimos muita coisa ainda.
Relembrando a história da humanidade temos ascensão e queda de inúmeros impérios sejam eles por diversos motivos, acredito que estamos vivendo hoje o início de uma nova era onde o poder da economia mundial esta trocando de mãos e lógico teremos a queda de um modelo que se tornou ultrapassado.
Acho que este assunto é muito rico e poderia na verdade se tornar sozinho um blog, mas acho que vou resumir a saída para os americanos:
Resta apenas uma saída para os USA, usar a força para garantir sobrevida para a sua economia, aliás, já vimos este filme algumas vezes.

Felicidade não tem preço

Gostaria de ter a oportunidade de escrever com mais freqüência, talvez seja até uma desculpa de que não tenho tempo para escrever.
Enfim, após uma longa temporada distante dos teclados, volto a colocar mais um post baseado em mais uma experiência, estou um pouco enferrujado para escrever, mas vou melhorar.
A quase um ano atrás eu e meus filhos fomos andar de kart indoor, e naquela época foi muito empolgante, ficamos dias comentando sobre o que havia acontecido e como tinha sido legal.
Não demorou muito para despertar uma vontade imensa de comprar um kart e andarmos com mais freqüência, afinal com um kart próprio aluga-se a pista do kartódromo por um dia e pode-se andar bem mais.
Acho que o ser humano só não faz o que não quer, porque se tiver a vontade de fazer qualquer atividade não há limites.
Voltando ao kart, comecei a perguntar para os amigos quem poderia ter um kart para a venda e não demorei muito a achar um que estava parado por um tempo e necessitava de uma revisão para poder andar.
A partir do dia que comprei este kart, descobri o quanto é importante viver próximo dos nossos entes queridos, afinal os meus filhos tiveram uma evolução tão grande de postura, conhecimento, princípios básicos de direção, valor do dinheiro, respeito e etc.
Não demorou muito e a necessidade de comprar mais um kart tornou-se iminente, afinal apenas um kart para dois pilotos não é fácil segurar a ansiedade, e como uma coisa puxa a outra, neste aumento da frota a carreta para transportar o kart foi reformada quase inteira para poder levar os dois. E no meio do caminho tem o lado da manutenção dos karts, que é muito cara e apenas um grupo fechado de mecânicos que atende a este mercado.
O conhecimento foi sendo adquirido com o passar do tempo entre erros e acertos buscando informações e lendo bastante sobre o assunto, descobri que na Europa este esporte é bem mais difundido tendo inúmeros fabricantes de peças e componentes.
O mais legal de tudo foi que todas as etapas descritas acima tiveram a participação ativa dos meus filhos, por isso que estamos empolgados.
Tive comentando com um amigo que estava andando de kart com os meus filhos, falando das dificuldades para acerto dos chassis e etc., acabei escutando um comentário tão infeliz que me fez escrever tudo isso.
Foi mais ou menos assim – Poxa você fica gastando dinheiro com essa bobagem, porque não guarda este dinheiro e investe em algo mais rentável.............
Lamentável o comentário do dito “meu amigo”
As pessoas em geral estão apenas preocupadas com o lucro do investimento, e vivem em função do dinheiro, esquecendo de tudo e de todos, achando que a felicidade esta na conta bancária.
Ganhei na mega-sena sozinho com a felicidade e empenho dos meus filhos com esta atitude que eu tive, acho que poucos durante toda á vida terão tanta felicidade quanto eu estou tendo.
Quanto mais simples for melhor será.

 d evaneios ... As flores exalam perfumes únicos que se confundem com o daquela mulher, a  primavera chegou. Dizem que o acaso não existe, e...